A importância da proteína sua dieta
usuario

Publicado por Clarissa

A importância da proteína sua dieta


A proteína é um macronutriente-chave na recuperação tecidual, manutenção e ganho de massa magra. Porque ela tem uma função estrutural no nosso corpo. Um nutriente importante inclusive também para indivíduos sedentários. Afinal nossas células de todos os órgãos e tecidos se renovam sempre. Além disso, mais importante ainda para indivíduos ativos, praticantes de atividade física, que precisam reparar e reconstruir o músculo esquelético devido aos treinos.

Cada tipo de proteína é composta de diferentes cadeias de aminoácidos. As proteínas de origem animal possuem maior valor biológico do que as de origem vegetal. Se você possui uma dieta variada ao longo do dia e ingere diferentes tipos de proteína, do ovo, do frango, do leite, de leguminosas, não precisa se preocupar com a qualidade ou composição dos aminoácidos de cada proteína.

Quantidade necessária de proteína

Em média um indivíduo sadio precisa por dia de 2g de proteína por Kg de peso. Lembrando que estamos falando do nutriente e não do alimento. Além disso, esses valores podem variar dependendo do indivíduo, do objetivo e das calorias provenientes de carboidratos e gorduras. É interessante também distribuir ao longo do dia essa quantidade. Porém não há problemas comer mais em uma refeição ou menos em outra.Porque isso depende muito da sensibilidade, preferencia e digestão de cada pessoa.

Com um cardápio bem elaborado não é muito difícil alcançar essa meta. Os principais alimentos ricos em proteína são: claras de ovo, ovos, peito de frango, carne vermelha magra, peixes, iogurtes gregos, queijos, atum e sardinha enlatados, e os suplementos proteicos em pó. Entretanto, hoje em dia encontra-se muito no mercado também produtos enriquecidos ou diferenciados com maior teor de proteínas como iogurtes proteicos, pães e muffins proteicos. O importante é variar as formas de preparo, temperos, criar receitas e diversificar.

Está com dificuldade em definir ou ganhar músculos? Provavelmente a ingesta insuficiente da proteína pode estar aquém do desejado. Assim, comece à observar se está batendo a sua meta diária, esse é meu maior conselho.

Comentários

Comentário