Problemas com Barriga Inchada?
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Publicado por Clarissa

Problemas com Barriga Inchada?


Abdômen distendido, ou barriga inchada, muitas pessoas sofrem com isso. Seguem a dieta regularmente, praticam atividade física regularmente, bebem quantidade de água suficiente, mas ao olhar para o espelho e sentem-se inchadas, com abdômen estufado . Nesse artigo quero falar para você as possíveis causas e como evitar a distensão abdominal.

 

Primeiro,  você também deve ter certeza se o que te incomoda realmente não é gordura na barriga, e não o simples fato do abdômen estufado. Procure observar se há mudanças com frequência nas medidas da cintura e do abdômen por exemplo pela manhã. Se positivo é provável que você sofre de estufamento ou inchaço, caso contrário é gordura mesmo acumulada!!! A razão para mudanças num mesmo dia ou entre dois dias são gases e retenção de líquido, mas com gordura na barriga isso não acontece.

Reduza a ingestão de bebidas gasosas

Segundo, inchaço ou barriga distendida é devido à dois possíveis fatores, retenção de água ou gases. Sabendo disso, se você ingere muitas bebidas gasosas, água com gás, refrigerantes, então esses são os causadores do seu inchaço abdominal. E se você não quer isso então já comece retirando da sua alimentação esse tipo de bebida.

Controle a ingestão de sódio e potássio

Pensando em retenção de líquido a primeira coisa que já vem na cabeça de muitas pessoas é reduzir o consumo de sal. O excesso de ingestão sódio pode sim resultar em inchaço e aumento do peso. Está explicado porque quando você sai mais da dieta no fim de semana com um churrasco ou fast food você percebe diferença do seu peso na segunda-feira. Por outro lado, quem ingere pouco potássio faz com que o corpo aumente a retenção de água no corpo. Então por isso a importância da ingestão equilibrada entre sódio e potássio. As recomendações diárias são de 1,5 a 2,3g de sódio por dia e 4,7g de potássio por dia. Quem sua muito essa necessidade diária aumenta mais.

Beba mais água

Outro erro é deixar de beber água, se você não hidrata seu corpo adequadamente ele acaba gerando ações para compensar isso, como a liberação de hormônios que irão promover a retenção de água. O ideal é beber água na quantidade de 35mL por Kg de peso todos os dias.

Reduza o stress

Reduza seu nível de stress e cortisol!!! Não adianta você fazer sua dieta 100%, treinar intensamente se você vive estressado ou cansado. Excesso de discussões, preocupações, falta de sono e descanso, tudo isso são gatilhos para liberação de cortisol. Em níveis aumentados o cortisol pode trazer inúmeros efeitos negativos ao seu corpo. E um deles é a retenção de líquido. Algumas coisas do dia-a-dia são difíceis de evitar, mas tudo que estiver ao seu alcance para de certa forma compensar, faça. Por exemplo, pratique aulas de ioga, dê uma maior atenção ao seu sono, durma mais cedo, faça atividades que te relaxem. Dietas muito restritivas em calorias e carboidratos também podem aumentar o nível de cortisol então não são ideais à longo prazo.

Consuma menos alimentos ricos em FODMAPs

Algumas pessoas possuem dificuldade em digerir certos alimentos como leite e derivados e alimentos ricos em FODMAPs. FODMAPs são um tipo de carboidrato de difícil digestão e pode causar gases e inchaço. Não retire um alimento só porque você viu na lista de FODMAP, procure observar seu corpo, sua digestão, quais alimentos compunha as suas refeições, assim fica mais fácil encontrar qual alimento pode estar gerando gases ou estufamento. Veja a tabela de alimentos ricos em FODMAPs:

 

• Grãos como trigo, cevada e centeio
• Feijões
• Laticínios
• Cebola
• Alho
• Alcachofra
• Espargos
• Brócolis
• Couve de Bruxelas
• Repolho
• Chocolate
• Maçã
• Damasco
• Abacate
• Amora
• Cereja
• Nectarina
• Pêssego
• Pera
• Ameixa
• Ameixa seca
• Melancia
• Couve-flor
• Cogumelo
• Xilitol, sorbitol e manitol

 

Se está em dúvida evite os alimentos em sua dieta, observe se há redução dos sintomas e veja como seu corpo responde.

Reduza o consumo de leite e derivados

Leite e derivados possuem como carboidrato a lactose, que é pouco digerido pela maioria das pessoas porque seus intestinos não conseguem produzir o suficiente de uma enzima chamada lactase. Se essas pessoas consomem lactose, ela chega intacta no intestino grosso e as bactérias intestinais acabam por fermentando a lactose gerando gases. Consequentemente, causando sensação barriga inchada, e de estômago inchado. Ainda mais, em alguns casos pode até mesmo causar diarreia. Se você já passou por essa experiência retire os lácteos da sua dieta ou consuma os isentos de lactose.

Cuide da sua saúde intestinal

Último fator e não menos importantes, constipação intestinal. Nem sempre a baixa ingestão de fibras é a maior razão, pelo contrário o excesso pode aumentar a constipação. Você deve ingerir a quantidade adequada para ir ao banheiro diariamente, em média 25g de fibra por dia.

Lembre-se que o inchaço e retenção de líquido é uma fase temporária ao nosso corpo em resposta à todos esses fatores listados. Se você sofre muito com isso então siga os cuidados listados diariamente e vai reduzir drasticamente esse incômodo.

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