Devo comer de 3 em 3 horas?
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Publicado por Clarissa

Devo comer de 3 em 3 horas?


Por muito tempo a indicação de “comer de 3 em 3 horas” foi disseminado pelos profissionais de saúde. Com o motivo de que “acelera o metabolismo”, o que ajudaria no emagrecimento. E muitas pessoas ainda acreditam que estão acima do peso porque ficam muito tempo sem comer. Mas já adianto, comer à cada 3 horas não acelera seu metabolismo.

Não vai me prejudicar ficar muito tempo sem comer?

O que acontece muito é a seguinte situação, a pessoa comer além do que devia quando tiver tempo ou for fazer sua refeição. Fica muitas horas sem comer e acabar extrapolando mais tarde. Seja por ansiedade ou descontrole, ou por achar que está com fome mas na verdade é sede. Ou acaba dando preferência para alimentos que não geram saciedade pouco nutritivos. Nesse caso se tivesse fracionado sua dieta talvez não teria cometido esse erro.

Mas algumas pessoas não possuem tempo, ou não sentem fome, ou preferem fazer refeições maiores. Por exemplo uma refeição rica em fibras e proteína gera mais saciedade. Assim tranquilamente pode-se passar horas sem comer, o que não é um problema. Por outro lado, tem gente que ainda acredita também que ficar muito tempo sem comer perde massa magra. Não é bem assim, a perda de massa magra é uma situação crônica, ficar 1-2 horas a mais sem comer não irá fazer você catabolizar.

Mas fracionar sua dieta tem seu lado bom. Ainda há controvérsias sobre a quantidade de proteína que o corpo é capaz de absorver numa refeição. Por isso, para bater sua meta de proteína diária dividir a proteína ao longo das refeições pode ser um método efetivo para garantir a boa digestão e absorção da proteína. Do mesmo modo com os carboidratos. Dependendo da rotina, horário de treino e individualidade, é necessário ajustes para o indivíduo ter melhor desempenho no treino, saciedade, e boa digestão.

Quantas refeições devo fazer por dia?

Se você faz 4, 5 ou 6 refeições diárias, não importa, suas calorias devem estar condizentes com seu objetivo. Bem como seus macronutrientes devem estar de acordo com sua meta para mudança da sua composição corporal. Escolha o número de refeições que for mais conveniente para você e para sua rotina. Independente de quantas escolher se suas calorias e macros estiverem corretos você terá sucesso na sua dieta.

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