Devo ou não comer glúten?
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Publicado por Clarissa

Devo ou não comer glúten?


O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, centeio, aveia, cevada e malte. Pessoas portadoras da doença celíaca não produzem a enzima peptidase. Ela é responsável pela quebra da proteína, gerando uma rejeição grave. O que desencadeia uma resposta auto-imune, levando à distúrbios gastrointestinais e redução da capacidade de absorção de nutrientes. Sintomas comuns da doença são: inchaço abdominal, diarréia, perda de peso, anemia, entre outros. Para os celícacos eliminar o glúten da dieta é vital para a saúde adequada. No entanto, a ocorrência de um diagnóstico médico legítimo sobre distúrbios relacionados ao glúten é estimada em apenas 1% da população.

Pessoas que não possuem doença celíaca não devem e não precisam retirar o glúten da alimentação. Certifique-se com exame adequado para ter certeza. Mas lembre-se que existem muitos outros alimentos fontes de carboidratos que podem e devem ser distribuídos no seu plano alimentar. Batatas, mandioca, inhame, arroz, frutas, legumes, etc. Então não precisa comer pão de manhã, macarrão no almoço e biscoito no lanche. Mas com moderação 1, 2 vezes ao dia não vai te fazer mal. O excesso do consumo do glúten pode irritar a mucosa intestinal. Ou seja o consumo em excesso de pães, bolos, macarrão, bolachas, salgadinhos e bebidas como a cerveja.

Vale lembrar que produtos com dizeres no rótulo “gluten free” ou “sem glúten” em geral usam farinhas com menos fibras e possuem menos nutrientes. Além desses produtos serem na grande maioria com custo mais elevado. Então se você não tem doença celíaca será que vale  fazer essa exclusão da sua dieta? Meu conselho, equilíbrio e moderação, nada em exagero faz bem. Uma dieta variada com alimentos diversificados é o melhor para sua saúde, sua cabeça e o seu bolso.

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