Engordei, a culpa é do carboidrato?
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Publicado por Clarissa

Engordei, a culpa é do carboidrato?


Criou-se uma visão deturbada de que o carboidrato é o vilão no ganho de peso. E a dieta “low carb” ganhou fama por ser a solução para perda de peso. Isso acontece porque quando inicia-se uma dieta mais restrita em carboidratos há uma redução rápida do peso. Mas na verdade grande parte dessa perda de peso é água. Os carboidratos são essenciais para o cérebro, músculos, intestino e para fornecimento de energia. Ou seja os carboidratos são importantíssimos para sua saúde e para seu físico. Uma dieta restrita em carboidratos pode causar inúmeros malefícios pra você.

O real motivo do sobrepeso

A grande verdade sobre o ganho de peso são calorias extras!!! Seja carboidrato ou gordura se você consumir mais calorias do que precisa para manter seu peso, o seu corpo irá estocar essa energia extra como gordura no tecido adiposo. Porém, se você consome menos calorias do que precisa ou gasta mais calorias com atividade física você vai gerar um déficit e isso fará com que você perca peso.

Vamos imaginar o seguinte caso, uma mulher de 60kg que tem gasto energético de 1500Kcal por dia. E ela passa a fazer uma dieta de 1200Kcal, sendo que 320Kcal são provenientes de carboidratos. Ou seja ela está gerando um déficit, comendo menos calorias do que precisa, e dentro dessas calorias consumidas entra o carboidrato. Ela pode e deve comer carboidratos!!!

 

Controle  a quantidade do que você come

 

Não há necessidade de se fazer uma restrição severa de carboidratos para perda de gordura corporal. Isso só irá trazer prejuízos ao seu metabolismo. Além da possibilidade de ter um efeito rebote e ganho de volta do peso perdido. Fora os sinais e sintomas de fadiga mental, problemas intestinais, deficiência de micronutrientes, redução da performance nos treinos e dificuldade em manter o tônus muscular ou ganhar massa magra.

Se você quer perder peso de forma saudável não seja extremista. Mantenha os carboidratos na sua rotina alimentar. Eles são importantes para seu metabolismo e com isso manutenção do peso ideal. Os carboidratos vão te dar energia para você manter seus treinos intensos e ajudar na recuperação muscular e com isso na construção de um físico definido. Fora os benefícios para um bom funcionamento intestinal, prazer e bem-estar em fazer uma dieta equilibrada sem radicalismo.

Além disso, dietas muito restritas em carboidratos tendem à fazer com que a pessoa abandone o planejamento alimentar devido à dificuldade, sofrimento e cansaço o que gera futuras crises de compulsão alimentar. Porque não adianta nada restringir-se muito durante a semana e chegar ao fim de semana e ter descontrole com a alimentação. É muito melhor poder comer um pouco mas controlado, e manter essa fidelidade ao plano à longo prazo. Não tenha medo do carboidrato, tenha apenas controle sobre sua quantidade!!!

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