Leite e derivados, posso consumir?
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Publicado por Clarissa

Leite e derivados, posso consumir?


Leite e derivados podem ser incluídos na dieta?! Claro que sim!!! Contanto, que se você não tem nenhum tipo de intolerância à lactose ou à proteína do leite você pode consumí-los diariamente. Porque normalmente as pessoas que possuem intolerância já sabem e sentem sintomas como gases, estufamento, abdômen distentido e até diarréia. Pela razão se for esse seu caso você deve evitar consumí-los. E uma dieta adequadamente equilibrada sem leite e derivados também não vai trazer prejuízos à sua saúde.

 

Integral ou Desnatado?

O leite é ótima fonte de proteína, dê preferência ao pasteurizado de saquinho, por sua vez em pó desnatado (leia os ingredientes se não tem acrescido açúcar como maltodextrina ou óleo) e por último o de caixinha. Desnatado ou integral? Depende!!! Porque depende de como está a dieta como um todo. Como está sua ingesta de gordura ao longo do dia, se o leite integral irá encaixar dentro da sua meta de gordura diária.

 

E o queijo como escolher? Hoje em dia temos no mercado os queijos magros: minas frescal, ricota fresca e cottage. E os mais gordurosos: minas padrão, parmesão, provolone, gorgonzola, brie, coalho, etc. Da mesma forma, pode-se consumir queijos magros ou gordos. Contanto que eles estejam dentro dos seus macronutrientes, no caso proteína e gordura.

 

Iogurte

Já os iogurtes dê preferência para o tipo natural, grego ou proteicos. Quanto menos ingredientes melhor, basicamente leite e fermento lácteo. Evite os que possuem açúcar, xaropes, corantes e adoçantes artificiais. Porém dependendo da quantidade e frequência provavelmente também não irá fazer mal se tiver um pouco de açúcar. Contanto que os carboidratos estejam incluídos na sua meta. Entretanto, você pode escolher incluir um iogurte com 20g de carboidratos, sendo que 10g por exemplo é de açúcar. Por outro lado você pode escolher um que contenha 10g de carboidratos o que te deixa um extra de 10g de carboidratos que você poderia acrescentar por exemplo 1 colher de mel ou 1/2 banana.

 

Iogurte integral ou desnatado? Também essa resposta vale também para a escolha do leite e do tipo de queijo. Também depende de como está sua dieta ao longo do dia. Porque tanto a versão com gordura quanto isenta podem ser inclusas. Por exemplo você pode consumir um iogurte integral com gordura. Ou escolher um iogurte sem gordura e acrescentar castanhas por exemplo que são fontes de gordura.

 

Resumo

Variedades e melhores tipos para seu plano alimentar vai depender da sua dieta e escolha dos demais alimentos ao longo do dia. Finalmente, leite e derivados são alimentos nutritivos e se você não tem nenhum tipo de alergia ou intolerância podem ser inclusos no seu plano alimentar.

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