O álcool atrapalha a perda de peso?
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Publicado por Clarissa

O álcool atrapalha a perda de peso?


Ter uma boa convivência e socializar é importante para nossa felicidade e bem-estar, e muitas vezes o álcool é uma maneira que gostamos de celebrar com nossa família e amigos. Porém, quando se trata de perda de peso, será que é possível perder peso ingerindo bebida alcoólica? Sim, você ainda pode conseguir a perda de peso com a inclusão de álcool.

Existem 4 principais macronutrientes. Três mais discutidos freqüentemente são proteína, carboidrato e gordura. E o quarto seria o álcool, e todos eles nos fornecem energia. Acima de tudo, para perder gordura corporal, devemos primeiro criar um déficit calórico. Há várias maneiras de fazer isso, seja manipulando sua ingestão nutricional ou volume do seu treino.

 

Sabendo as calorias necessárias para manter seu peso e composição corporal atual, é preciso ajustar sua ingestão diária para um valor inferior. Outra maneira pela qual podemos criar um déficit é aumentando o gasto de energia fazendo mais atividade física. Provavelmente, saber sua ingestão calórica total é um fator determinante para a perda de gordura. No entanto, se queremos manter um físico definido, existem quantidades ideiais dos macronutrientes que precisamos alcançar. Além disso, o consumo diário de fibras e micronutrientes também é importante, através da inclusão de uma variedade de alimentos frescos.

 

Como podemos incluir o álcool?

Proteína e carboidrato contêm 4 calorias por grama, equanto a gordura possui 9 calorias por grama e o álcool possui 7 calorias por grama

 

Substituindo o carboidrato pelo álcool

Se o seu copo de vinho tinto ou cerveja favorito contém 130 calorias, para calcular quantos gramas de carboidrato você precisa substituir, faça o seguinte:

 

130 calorias (bebida alcoólica) / 4 calorias (energia em 1g de carboidrato) = 32,5g

 

Finalmente, reduza então, 32,5 g de carboidrato da sua ingestão total de carboidratos, para permitir sua bebida alcoólica entrar no seu plano alimentar sem alterar o déficit calórico que você gerou. Devido ao balanço energético negativo é possível permitir a bebida alcoólica sem afetar suas necessidades diárias de proteína.

 

Substituindo a gordura por álcool

Também podemos substituir gordura por álcool. Porém é aconselhável mais às pessoas que possuem uma ingestão alta de gordura na sua dieta, ou seja, 70g por dia. Você pode aplicar a mesma equação usando o valor de energia das gorduras:

 

130 calorias (bebida alcoólica) / 9 calorias (energia em 1 g de gordura) = 14.5g

 

Da mesma forma, reduza então, 14,5 g de gordura de suas necessidades diárias de gordura para permitir sua bebida alcoólica. Assim, você criou o déficit calórico exato para permitir a bebida alcoólica sem afetar suas necessidades diárias de proteína.

 

Outras fatores à considerar ao incluir o álcool

Pesquisas mostram que o álcool quando consumido em quantidades baixas a moderadas na verdade não tem impacto negativo na composição corporal quando as calorias e proteínas são controladas. Assim, a ingestão excessiva até o ponto de intoxicação, embriaguez, pode impactar negativamente os atletas. Para a maioria dos atletas de elite, o treinamento e a competição são diários, portanto a capacidade de recuperação é crucial.

Também, os efeitos agudos do álcool são óbvios para o desempenho. Nós todos sabemos como sentimos depois de uma noite de bebedeira. Não só o desempenho do dia seguinte será negativamente afetado pelo álcool. Ainda mais, á nível celular, o álcool interfere na resposta adaptativa e anabólica resultante do treinamento com pesos. Portanto, se você optar por incluir o álcool ao tentar perder gordura corporal, é importante não sacrificar suas necessidades proteicas. Além disso, não exceder sua ingestão calórica diária que o manterá em déficit.

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