Qual o óleo de cozinha ideal?
usuario

Publicado por Clarissa

Qual o óleo de cozinha ideal?


Óleo de coco, azeite, você tem dúvida em qual usar para o preparo dos alimentos? Primeiro, a quantidade ideal para usar é o suficiente para o alimento não grudar na panela. Se você possui boas panelas pode nem precisar de óleo para o preparo dos alimentos. Se você faz seu frango na panela de pressão por exemplo, seu peixe assado, usa panelas elétricas, você já está “economizando” calorias.

 

Como escolher?

Mas se sua frigideira está dando aquela “agarradinha” quando vai fazer sua omelete, ou quer fazer alguma receita que leva óleo, ou até mesmo para conferir o sabor aí vai as minhas dicas:

 

  • Azeite: não existe problema em usar o azeite de oliva para grelhar os alimentos. Esqueça essa lenda de que não pode esquentar o azeite. Na prática, o tempo que deixamos ele esquentar na panela não irá trazer malefícios à sua saúde. Portanto pode utilizar para grelhar ou refogar proteínas e legumes, e para temperar saladas.
  • Manteiga: sim é fonte de gordura saturada e pode ser uma opção para a cocção de alimentos. Lembre-se o problema não é a gordura, mas sim a quantidade que você usa. Recomendo a manteiga ghee, em que ela é clarificada. É considerada mais pura e benéfica do que a tradicional. Minha dica é uma ponta da faca de manteiga para fazer sua omelete e dar um sabor especial.
  • Óleo de coco: não é um alimento milagroso, então cuidado e cautela com seu uso. Com a propagação de todos seus benefícios muitos estão abusando dele. E como eu disse fique sempre de olho é na quantidade de gordura que você tem usado!!! Assim como os outros óleos pode ser usado no preparo dos alimentos e receitas. Eu sugiro usá-la em preparações mais doces, como bolos e panquecas.

Concluindo, use a gordura que mais se adéqua ao tipo de preparo, mas use pouco, nada de fritar. Evite sempre o superaquecimento e queima dos óleos, isso sim é que irá fazer perder os benefícios do óleo e irá fazer com que haja a formação de substâncias prejudiciais à saúde.

Comentários

Comentário