Qual o percentual de gordura ideal?
usuario

Publicado por Clarissa

Qual o percentual de gordura ideal?


Porcentagem de gordura corporal é definida como a porcentagem de seu peso que é composto de gordura. Este valor muda conforme a pessoa ganha ou perde gordura. E também muda se ganha ou perde músculo. Agora, será que existe o percentual de gordura ideal?

Medir a porcentagem de gordura corporal parece bastante simples, mas pode te deixar confuso. E independentemente do método que você usa. Porque infelizmente eles podem ter leituras diferentes.

A bioimpedância mede a resistência do seu corpo à uma corrente elétrica leve, mas possui algumas falhas. Não é a melhor maneira válida de estimar a porcentagem de gordura corporal. Mesmo os melhores dispositivos comerciais não te garantem precisão nos resultados. Mas não significa que não funciona. Pode ser uma opção para você poder ter uma visão de como está progredindo.

Através do adipômetro pode-se medir a espessura da sua pele em vários pontos do seu corpo. E dependendo do protocolo usa-se equações diferentes para estimar seu percentual de gorura. Método também sujeito à falha do avaliador, equação e do equipamento.

Fotos e espelho, método simples de se avaliar. E pode ser tão preciso quanto qualquer outro. Para mim o melhor de todos, afinal é com isso que você preocupa, com o que vê. Afinal, ninguém anda com um número estampado na testa do seu percentual de gordura.

Veja essas fotos, pode facilitar você à estimar onde seu físico se enquadra:

 

                                                 

 

Como monitorar seu progresso

 

Como acompanhar seu progresso então? Procure se pesar à cada 1-2 semanas, de preferência pela manhã e em jejum após ter ido ao banheiro. Sempre no mesmo dia da semana. Nosso peso flutua freqüentemente, por isso que é importante não se prender com as pesagens diárias. Tire medidas como da sua cintura, abdômen ou tenha como parâmetro alguma peça de roupa, um short ou uma calça.

Tire fotos toda semana ou à cada 15 dias. Registre, como nos olhamos no espelho de fato é o que mais importa. Porém quando apenas olhamos nossos reflexões no espelho diariamente, não vemos nossas mudanças graduais, por isso é importante registrar em fotos. Por isso é tão útil tirar fotos de frente, de lado e de costas, com biquíni ou short e em boa iluminação.

Mas lembre-se, a gordura corporal, tem seu papel em nosso organismo, é realmente essencial para que o corpo humano funcione corretamente. Ajuda a proteger nossos órgãos internos, regular a temperatura corporal e produzir hormônios vitais, entre muitos outros papéis que nos mantêm vivos e saudáveis. Baixíssimo percentual de gordura pode causar todos os tipos de problemas, hormonais, metabólicos, imunológico, e colocar em risco seus órgãos.

Na verdade, não há como calcular a porcentagem de gordura corporal com 100% de precisão. O fato é que todos os métodos disponíveis para avaliar a porcentagem de gordura corporal é uma estimativa. A realidade é que as medidas de gordura corporal não são tão importantes quanto a forma como o nosso físico está mudando ao longo do tempo e como queremos vê-lo.

O biotipo também pode interferir e determinar seu físico. Além do percentual de gordura ideal ser relativo em termos estéticos, depende da preferência do indivíduo. Lembre-se você não é número, o importante é se sentir bem com você mesma.

Comentários

Comentário