Quantos ovos posso comer por dia?
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Publicado por Clarissa

Quantos ovos posso comer por dia?


Super nutritivos, os ovos já ganharam sua popularidade com quem inicia uma nova dieta. E pra quem já tem no cardápio faz tempos sabe da sua versatilidade. Diferentes tipos de preparo e receitas. Seja ovos mexidos, cozidos, omelete, panquecas, etc. Mas e vem aquela dúvida, quantos ovos posso comer por dia?

 

Primeiro vamos começar falando dos benefícios dos ovos, o ovo é um alimento fonte de proteína, gorduras boas, fonte de DHA, vitaminas A,D, E, K, ferro, ácido fólico, magnésio e colina. Ou seja, riquíssimo em nutrientes, mas será que devido a todos esses benefícios você pode comer vários ovos ao dia? Depende!!!

Pensando no planejamento nutricional, sua dieta é calculada e dividida macronutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras. E aí é que está o “x” da questão, a quantidade de ovos com gema que você pode consumir na sua dieta depende da quantidade de gordura que tem na sua dieta.

Como saber a quantidade liberada pra mim?

Lembre-se que existem outros alimentos fontes de gordura: abacate, castanhas oleaginosas, azeite, queijos, pasta de amendoim, etc. Você gostaria de poder comer eles todos os dias certo?! Esse é o problema, nem sempre é possível dentro do planejamento alimentar incluir todas as fontes de gorduras. Mesmo elas sendo saudáveis. Pois facilmente poderia ultrapassar a sua meta de gordura diária. Então a quantidade de gemas que você pode consumir por dia depende da sua dieta ao longo do dia, quais as outras fontes de gordura serão consumidas e qual a sua necessidade diária para alcançar seu objetivo.

 

Em geral nossa meta de proteína sempre é mais alta que a de gordura. E a gordura do ovo está na gema. Assim uma opção seria descartar uma parte das gemas e consumir apenas as claras. Hoje em dia você já consegue encontrar as claras pasteurizadas. Mas se você gosta e faz muita questão da gema lembre-se que pode ser ter terá que abrir mãos de outros alimentos fontes de gordura. Como os citados anteriormente, queijos, castanhas, avocado, etc. Então é saber que tudo tem sua quantidade.

 

Mas o mais importante é buscar uma variedade das fontes de gorduras. Então varie dentre os diferentes tipos de alimentos. Assim mais diversificada em nutrientes será sua dita.

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