Whey protein concentrado, isolado ou hidrolisado?
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Publicado por Clarissa

Whey protein concentrado, isolado ou hidrolisado?


Foi na loja de suplementos e se deparou com os inúmeros tipos de whey protein e não sabe qual escolher?! Vou ajudar você!!! O whey protein é um produto obtido através do soro do leite e existem três tipos no mercado: concentrado, isolado e hidrolisado.

Na indústria, o soro do leite passa por diferentes processos como a filtração, ultrafiltração, troca de íons, dentre outros. Com resultado isso vai concentrar a proteína e melhorar a qualidade do produto. Em resumo, quanto mais filtragens e hidrólise a proteína passa mais pura ela vai ficando. Por isso a diferença de preço que você vê nas prateleiras de um concentrado e um hidrolisado. Mas será que você precisa de um whey isolado ou um concentrado é suficiente?

Outro ponto é que pela legislação conforme a quantidade de whey que se encontra no produto a indústria pode colocar no seu rótulo o nome “whey protein”. Mesmo que nem toda proteína seja do soro do leite. Ou seja, você pode estar comprando um produto com proteína do soro do leite misturada com proteína do ovo e proteína da soja por exemplo. Isso é um problema?! Nem sempre!!! Porém ter outros tipos de proteína misturados nem sempre é ruim, mas pra quem é alérgico à alguma outra proteína que não seja do leite pode ser. Mas quero que você tenha o conhecimento do que está comprando. Então se você quer saber quais proteínas tem no pote leia a lista de ingredientes!!!!

Como escolher

O Whey Protein Concentrado possui cerca de 80% de proteína. Porém isso pode mudar entre marcas, e essa variação é grande. O isolado já possui cerca de 90% de proteína, possui menor teor de lactose e maior concentração de BCAAs e melhor digestibilidade. O hidrolisado é o isolado mas que passou por uma hidrólise enzimática, e pode estar misturado com whey protein isolado. As proteínas hidrolisadas são mais fáceis de digerir, possuem menor risco de provocar reações alérgicas. Consequentemente por estar na forma de peptídeos é absorvida de forma mais rápida.

Se você é intolerante à lactose e possui uma sensibilidade gastrointestinal certamente recomendo o uso do whey isolado ou hidrolisado. Porém se você não tem esses tipos de problemas o concentrado pode te atender muito bem. Ainda mais, porque tudo depende do quanto você pode investir no suplemento proteico.

Analisando a tabela nutricional a porção de 30g (1 scoop) sempre deve ter em média 25g de proteína. Escolha aquele que tenha em média até 4g de carboidrato e até 3g de gordura. Porque isso vai depender muito se você optou pela forma concentrada ou isolada.

Fique atento à escolha de marcas mais reconhecidas e de boa procedência no mercado. Além de lojas e fornecedores confiáveis. E pesquise nos sites de busca por laudos dos produtos. Claro, consulte o nutricionista para também poder te ajudar. Porque o barato talvez pode acabar saindo caro. Comprar farinha pensando que é uma proteína de qualidade.

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